O Terreiro de Umbanda Sagrada Caboclo Pena Verde e Flecheiro de Aruanda é uma organização sem fins lucrativos inaugurada em Janeiro de 2015 na Freguesia do Ó (SP).
Fundado para prestação da caridade através do fornecimento gratuito de serviços espirituais e comunitários que de alguma forma possam trazer algum benefício biopsicosocioespiritual a seus consulentes, amigos e familiares.
Tornar-se um terreiro de referência junto a comunidade, federações espíritas, médiuns e seus frequentadores.
Orientação para o cliente; Orientação para resultados; Ética e profissionalismo; Trabalho em equipe; Qualidade; Autogerenciamento; Responsabilidade.
A Responsabilidade social surgiu como área estruturada em fevereiro de 2019, todavia, já fazia uma série de ações sob demanda que surgiam através de pessoas necessitadas que batiam à nossa porta. Essa área tem hoje o objetivo principal de conscientizar as pessoas sobre a importância de prestar a caridade além do terreiro e mobilizá-las em uma corrente do bem que possa auxiliar o próximo em alguma das seguintes necessidades e frentes de trabalho.
Toda sexta-feira nossa casa está de portas abertas para prestar atendimento espiritual gratuito aos Umbandistas e simpatizantes da religião que queiram tomar seus passes e consultar-se com os guias (Caboclos, Exus, Marinheiros, Boiadeiros, Ciganos, Pretos Velhos, Eres, Baianos, etc). São atendidos cerca de 100/150 pessoas por Gira e não há limite para atendimento.
Há anualmente a campanha de inverno onde são levantados roupas e agasalhos em bom estado que não usamos mais e são direcionados à famílias cadastradas em nossa assistência social. Fora da campanha de inverno cada caso que chega a nossa área social é tratado em doação coletiva junto aos médiuns e frequentadores.
Sabe aquele nome que você coloca na caixa do Zé em nosso terreiro? Sempre que a caixa enche, é feito um trabalho espiritual fechado na linha de Baianos e Malandros que vem em terra mostrar o seu mistério e asé em prol destes necessitados.
Havendo pessoas da assistência ou ligadas a ela passando dificuldades, estas podem procurar diretamente a nossa área social para o cadastro e recebimento de Cesta básica.
Anualmente fazemos doação de Sangue com o Hospital Samaritano e Hospitais parceiros. Quando as bolsas de sangue baixam fora das épocas da campanha, também atuamos engajando as pessoas para o mutirão de doação. Em caso de doação focada a alguma pessoa que precisa emergencialmente receber a doação, também usamos as redes sociais para divulgação gratuita em prol do necessitado.
Há um grupo de médiuns que se organiza diariamente para realizar orações pelas causas urgentes que chegam precisando da nossa ajuda. Nos dias de gira estes nomes podem ser colocados nos cadernos de orações que ficam na recepção
Através do Blog Baiano Juvenal, oferecemos conteúdo gratuito para quem quer estudar. Como esse material é on line, ele ultrapassa barreiras e limitações educacionais impostas por instituições privadas e seletivas. Umbanda é para topos e não só para quem pode pagar!